Como fazemos

Nossa metodologia

Utilizando uma metodologia exclusiva de curadoria, selecionamos os temas que têm maior probabilidade de cair nas provas. Para abordar esses temas, apresentamos ganchos que dialogam com a realidade dos jovens.

Elaboramos resumos e contextualizações, que são acompanhados de links para notícias em vídeo, fotos e texto, além de podcasts. Trabalhando apenas com fontes de credibilidade e com diferentes formatos e vieses, conseguimos selecionar os conteúdos mais relevantes e atraentes.

Tudo isso é entregue ao professor e ao aluno em uma plataforma mobile first, com design e linguagem que facilitam e estimulam o aprendizado. Escolas, professores e alunos ainda têm acesso a dados sobre os conteúdos acessados, com recomendações de planos de melhoria.

Dessa forma, a Newspass pode contribuir para aumentar os índices de aprovação no Enem e nos vestibulares, além de estimular os jovens a desenvolverem o pensamento crítico.

Nossa metodologia foi elaborada por nossa equipe de jornalistas, professora e pedagoga. Ela é resultado de anos de atuação em pesquisa e produção de conteúdo jornalístico, aliada a uma ampla experiência em sala de aula e na elaboração e na correção de provas de vestibulares e redações.

Como selecionamos nossas fontes

Como encontrar conteúdos relevantes, de qualidade e com credibilidade no meio do excesso de informação e das fake news que invadiram a Internet e as redes sociais? Esse é um desafio enfrentado diariamente por muitas pessoas.

Em especial, pelos alunos que vão prestar vestibular. Eles possuem pouco tempo para estudar muitas matérias e precisam acompanhar os assuntos da atualidade. Para ajudá-los, a Newspass desenvolveu uma metodologia de curadoria que utiliza apenas fontes de credibilidade.

Nossos conteúdos jornalísticos são de fontes que atendem a pelo menos um dos critérios abaixo:

  • Veículos jornalísticos que participam do Projeto Credibilidade, que desenvolve ferramentas e técnicas para identificar e promover um jornalismo confiável e de qualidade na internet, distinguindo-o do ruído. Para saber mais sobre o projeto, visite credibilidade.org.

  • Veículos jornalísticos que participam do Projeto Comprova, que conta com 24 parceiros comprometidos com os seguintes princípios: rigor, integridade e imparcialidade, independência, transparência e responsabilidade ética. Saiba mais sobre o projeto em projetocomprova.com.br.

  • Fontes que já foram citadas em questões de provas de vestibulares anteriores. Neste momento, estamos utilizando apenas o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) como referência, mas em breve incluiremos outros.

  • Fontes oficiais, ou seja, são instituições mantidas pelo Estado, empresas ou organizações, como sindicatos e associações.

Para garantir um acesso mais amplo a essas fontes de credibilidade, estamos negociando acordos de parceria com diversos veículos jornalísticos que utilizam paywalls. Esses “muros de pagamento” surgem quando você tenta acessar um conteúdo que está disponível apenas para assinantes.

Nosso propósito é conectar as pessoas à informação de qualidade, para que elas tomem as melhores decisões para si e para o mundo.

Copyright © 2020 | Newspass