Conflito Oriente Médio

Para os perdidos

Faz tempo que Estados Unidos e Irã estão em pé de guerra, mas os dois países nem sempre foram arqui-inimigos. No começo do século 20, os EUA apoiaram os iranianos durante a Revolução Constitucional Persa, que buscava maior poder para o povo. Já em 1953, os serviços de inteligência dos Estados Unidos e do Reino Unido apoiaram um golpe bem-sucedido contra o primeiro-ministroMohammad Mosaddegh. A partir daí, o Irã se tornou uma autocracia, o xá Reza Pahlevi ganhou plenos poderes e a amizade dos EUA e Irã ficou ainda mais forte.

A lua-de mel terminou em 1979, quando grupos de esquerda que eram a favor da nacionalização do petróleo, organizações islâmicas e movimentos estudantis apoiaram a rebelião contra o regime pró-americano de Pahlevi. A Revolução Islâmica trouxe de volta, com força total, o conservadorismo religioso, e o Irã foi declarado uma República Islâmica governada pelo aiatolá Khomeini.

De lá pra cá aconteceu muita coisa, como a invasão da embaixada dos EUA em Teerã, que contou com 52 funcionários reféns; as relações diplomáticas foram cortadas em 1980; os EUA apoiaram o Iraque na guerra contra o Irã; os EUA derrubou, por engano, um avião de passageiros iraniano com 274 passageiros e 16 tripulantes a bordo. <br><br> Em 2015, depois de uma conversa com o então presidente Barack Obama, o Irã aceitou firmar um acordo nuclear com os EUA, Reino Unido, França, China, Russia e Alemanha. Em contrapartida, as sanções da ONU contra o país seriam suspensas.

As tensões, que pareciam estar amenizadas, voltaram com a eleição de Trump. O general QasemSoleimani, morto pelos EUA, era da Força Quds, braço das forças de segurança do Irã responsável pelas operações no exterior. Para Washington, ele era um homem que tinha o sangue de americanos nas mãos. Mas, no Irã, ele era considerado um herói nacional e foi enterrado como mártir.

Nosso propósito é conectar as pessoas à informação de qualidade, para que elas tomem as melhores decisões para si e para o mundo.

Copyright © 2020 | Newspass