Ensino Remoto

Para os perdidos

A educação a distância, ou ensino a distância (EAD), é uma modalidade de educação mediada por tecnologias, na qual professores e alunos não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem. Ela demanda uma formação específica dos professores, que inclui o desenvolvimento de aspectos técnicos e comportamentais.

Com a suspensão das aulas presenciais, por conta do isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus, o tema ganhou destaque na mídia. Mas, o que os alunos estão fazendo durante a pandemia está mais para aulas remotas do que efetivamente EAD. E, mesmo assim, os desafios são enormes. Muito professores e alunos não possuem computadores e acesso à Internet em casa.

Em uma pesquisa do Instituto Península, 83% dos professores reconheceram estar despreparados para a missão, e 67% chegam a apresentar quadros de ansiedade. E não é por menos, uma pesquisa da UFMG aponta que de cada 10 professores, 9 não possuíam experiência com ensino remoto. Além disso, 42% não receberam qualquer tipo de treinamento para atuar durante a pandemia.

E, se a educação a distância emergencial é desafiadora em condições favoráveis de infraestrutura, imaginem nas regiões rurais! As desigualdades são gritantes. As populações historicamente vulneráveis são, mais uma vez, as mais prejudicadas. Além da dificuldade de acesso à tecnologia e à internet, muitas não possuem um local de estudo adequado em casa. Essas dificuldades comprometem a qualidade da educação, com efeitos preocupantes a médio e longo prazos.

Nosso propósito é conectar as pessoas à informação de qualidade, para que elas tomem as melhores decisões para si e para o mundo.

Copyright © 2020 | Newspass