Evasão Escolar

Para os perdidos

A evasão escolar ocorre quando o aluno deixa de frequentar a aula, caracterizado como abandono escolar. É um dos principais tópicos de debates e análises sobre a educação pública.

O problema pode ter origem tanto na má gestão do Estado, quanto nos problemas sociais e até de questões religiosas. E os impactos da falta de estudo são enormes, como aumento da violência e pobreza.

Segundo o estudo “Consequências da Violação do Direito à Educação Básica”, resultado de uma parceria entre Fundação Roberto Marinho e Insper, o Brasil perde R$ 214 bilhões por ano pelo fato de os jovens não concluírem a educação básica.

Segundo a pesquisa, se nada mudar, o país tem hoje 575 mil adolescentes de 16 anos que não vão completar a educação básica.

Já segundo dados da PNAD Contínua 2019, do IBGE, mais de 10 milhões de jovens de 14 a 29 anos abandonaram os estudos sem ter completado a educação básica. Entre eles, 71,7% são pretos ou pardos, e a maioria afirma ter parado de estudar porque precisava trabalhar.

A pesquisa mostra que a desigualdade de permanência na escola tem início ainda no ensino fundamental.

Nosso propósito é conectar as pessoas à informação de qualidade, para que elas tomem as melhores decisões para si e para o mundo.

Copyright © 2020 | Newspass