Futuro da Educação

Para os perdidos

O modelo de aula de muitas escolas brasileiras é o mesmo desde a Revolução Industrial. Quadro negro (ou branco) na frente, carteiras enfileiradas, professores de pé discursando e alunos em silêncio anotando. Estas escolas pararam no tempo e ainda replicam o formato de uma fábrica. Focam na reprodução e memorização.

Mas nem todas são assim. Com o tempo as formas de educar e aprender foram mudando. Além da aprendizagem professor-aluno, muitas escolas aplicam a chamada educação seriada, na qual o aprendizado também passa de aluno para aluno.

Com a chegada da tecnologia nas casas e escolas, e com o crescimento da Internet, o compartilhamento de conhecimento se tornou universal. Com um acesso facilitado ao conhecimento, o estudante passa a protagonizar seu processo de aprendizagem.

Mas e como será a educação do futuro? Qual será o futuro da educação? Os especialistas não sabem dizer com precisão. Isso se dá pela rápida velocidade com a qual a tecnologia está avançando e com a crescente necessidade de um estudo contínuo para se manter atualizado.

Mas as apostas são muitas: uso de tecnologia em sala de aula (incluindo robótica, gamificação, inteligência artificial e realidade aumentada), estímulo à criatividade e solução de problemas, ambientes colaborativos (como os espaços maker), aprendizagem baseada em projetos, ensino híbrido (presencial e remoto), enfoque interdisciplinar, e professores como tutores, ajudando a criar conceitos e contextualizar conhecimentos.

Mas se engana quem pensa que a educação do futuro depende de dispositivos sofisticados e caros. Tão importante quanto o uso da tecnologia, as escolas do futuro devem focar em práticas mais modernas de pedagogia, ter como foco o aluno e suas demandas, e possibilitar o desenvolvimento de valores, competências e habilidades socioemocionais.

Por fim, o futuro da educação no Brasil também depende da resolução de problemas históricos. Cerca de 30% dos lares brasileiros ainda não têm acesso à Internet e muitos alunos e professores não possuem computadores, celulares e software de boa qualidade.

Nosso propósito é conectar as pessoas à informação de qualidade, para que elas tomem as melhores decisões para si e para o mundo.

Copyright © 2020 | Newspass