Lixo Zero

Para os perdidos

O movimento Lixo Zero foi criado pela francesa Bea Johson (clique aqui para assistir um TEDx dela no YouTube!), que começou seu projeto de redução de desperdício com sua família em 2008. Depois de dois anos lendo livros e vendo documentários, Bea criou sua própria metodologia, descrita no best-seller “Casa Lixo Zero”, traduzido em mais de 20 países.

A metodologia consiste em cinco “Rs”: recusar (saber dizer não para tudo que não precisa, como sacolas plásticas e canetas em congressos), reduzir (número de peças de roupa no armário e colheres de madeira na cozinha, por exemplo), reusar (potes de vidro para guardar comida comprada a granel e comprar roupas usadas), reciclar (o plástico, vidro, metal que ainda usar) e compostar (em inglês é usada a palavra “rot”, que significa decomposição orgânica). Nesta ordem.

Mas não há há regras fixas para quem quer assumir um estilo de vida lixo zero. Ou melhor, existe uma: comprar menos coisas! Os adeptos buscam não enviar nada para o aterro, usar reutilizáveis ao invés de descartáveis, evitar uso de plástico, ser mais auto-suficiente, e viver mais conscientemente.

Se você quiser saber mais, o Brasil existem vários blogs a respeito, como o Um Vida Sem Lixo (que começou como Um ano sem lixo), Casa Sem Lixo, e Menos 1 Lixo.

Nosso propósito é conectar as pessoas à informação de qualidade, para que elas tomem as melhores decisões para si e para o mundo.

Copyright © 2020 | Newspass