Sistema de Saúde

Para os perdidos

Uma pandemia é caracterizada por uma doença altamente contagiosa e que se alastra por diferentes continentes. Nossa história já foi marcada por outras enfermidades que provocaram um número significativo de mortes. Mas, mesmo que diferentes países possuam medidas preventivas e planos para enfrentamento de pandemias, os altos números de contaminações e mortes provocados pelo coronavírus provaram que muitas vezes eles são ineficazes. E isso afeta diretamente os sistemas de saúde.

O desafio é garantir a capacidade do sistema de saúde em atender os pacientes contaminados pelo coronavírus, e ter leitos disponíveis para todos os casos graves de Covid-19, além de continuar atendendo pacientes com outras doenças e que também precisem de internação. Para tanto, é necessário que a população tome todas as atitudes possíveis para controlar a propagação do vírus, como o isolamento social. Desta forma, são mais altas as chances de manter a curva de crescimento da doença abaixo da capacidade de leitos disponíveis.

Caso contrário, a propagação rápida e exponencial da doença provoca uma sobrecarga no sistema de saúde, podendo faltar equipamentos, medicamentos, leitos e médicos para atender todos os pacientes. Quando a demanda é maior do que a capacidade de atendimento, consideramos que o sistema entrou em colapso.

Nosso propósito é conectar as pessoas à informação de qualidade, para que elas tomem as melhores decisões para si e para o mundo.

Copyright © 2020 | Newspass